Ceará Sporting Club

Ceará Sporting Club Blog | Created By Www.BestTheme.Net

criar um site
Posted by Hildernando» on - - 0 comentários»

Clique para AmpliarComparação entre campanhas do Ceará em casa e como visitante mostra dificuldades que o time tem fora de casa
Nenhum outro time do Brasileirão tem campanhas tão distintas se levarmos em conta o mando de campo das partidas como o Ceará. Jogando em casa, o Vozão é três vezes mais eficiente do que quando é visitante. Dos 32 pontos ganhos até a 27ª rodada, 24 foram nos seus domínios e apenas oito fora.

Isso significa que o aproveitamento do Alvinegro chega aos excelentes 65,1% nos jogos como mandante. Em contraposição, quando viaja para desafiar os adversários, este rendimento cai drasticamente para 19%. Já na classificação geral, o aproveitamento é de 39,5%, que deixa o Ceará posicionado na 13ª posição da tabela, na zona de classificação para a última vaga da Copa Sul-Americana de 2011.

Há explicação?

Para o torcedor alvinegro, parece que existem dois times do Ceará na Série A 2010, ou, em outra maneira de enxergar a situação do Vovô, seriam dois campeonatos em apenas um.

O que poderia explicar esta diferença? Será que os jogadores sentem muito o cansaço das viagens e entram em campo com déficit de rendimento físico? Será que o time sente falta dos torcedores quando joga fora? Ou seria aquela conhecida, apesar de não comprovada, predisposição dos árbitros a ajudar os mandantes (comumente chamados de juízes caseiros)?.

De fato, o Ceará é o time com maior diferença de aproveitamentos. Ele tem a 9ª melhor campanha jogando em casa e a 18º desempenho entre os visitantes. Pelo menos, para confortar o torcedor, dos 11 jogos que faltam, seis serão no Castelão. Seria, então, o momento mais adequado para os torcedores alvinegros voltarem a encher o estádio e empurrar o Vovô para a metade de cima da tabela.

Responsabilidade
Também é o momento de cobrar da equipe melhor rendimento fora, para que não se repita o que aconteceu na última rodada, quando, após estar vencendo o Corinthians no Pacaembu por 2 a 0, o time cearense teve uma visível queda de qualidade e deixou os paulistas empatarem a partida.

Este problema de queda de rendimento vem sendo percebido desde a campanha do acesso a Série A, no ano passado. A preocupação maior agora é porque o Vovô passou a empatar jogos considerados mais fácies dentro de casa, vacilando e deixando de conquistar pontos importantes para garantir, tanto a permanência na primeira divisão do Brasileiro, como, sem utopia, a classificação para a Sul-Americana, que não é uma missão impossível.

Retrospecto

Analisando os confrontos do Ceará, é fácil atentar que, como mandante, ele fica a frente inclusive gigantes como Botafogo, Grêmio, São Paulo, Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras, que, historicamente, não dão chances aos adversários quando mandam seus jogos.

Seis adversários já sucumbiram ao Vovô jogando em casa, que conquistou 24 dos 39 pontos disputados. E não foram quaisquer times: o líder Fluminense e o terceiro colocado Cruzeiro, postulantes ao título deste ano, o Santos, time sensação de 2010, campeão paulista e da Copa do Brasil e o Grêmio, que vem crescendo sob o comando de Renato Gaúcho, sairam sem ponto algum do Castelão. Avaí e Vitória completam o sexteto derrotado pelo Vovô.

Já fora de casa, O único que conseguiu vencer o Alvinegro nos seus domínios foi o Vasco de PC Gusmão, no encerramento do primeiro turno.

Com apenas 8 pontos conquistados em 14 jogos, a campanha é preocupante. A 18ª entre os 20 participantes, e ocuparia a zona de rebaixamento do torneio. São cinco míseros empates e oito derrotas. A única vitória do Vovô foi contra o Atlético Mineiro, ainda comandado por PC Gusmão, última rodada antes da Copa do Mundo.

Missões

O Ceará receberá Internacional, Guarani, São Paulo, Flamengo, Botafogo e Atlético Paranaense. Se ganhar cinco dos seis jogos, somará 15 pontos, o que, provavelmente, garante a permanência na Série A 2010.

Categories:

Leave a Reply

Deixe aqui seu comentário,Faça á Diferença.